Sessão de Relato de Caso


Código

RC002

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do ABC

Autores

  • FABIANA JALLAD SALLUM (Interesse Comercial: NÃO)
  • Fabio Naoki Hino (Interesse Comercial: NÃO)
  • Fernando Martins Oliveira (Interesse Comercial: NÃO)

Título

COMPLICAÇAO TARDIA APOS IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR FACICA DE CAMARA ANTERIOR: RELATO DE CASO

Objetivo

Discutir o manejo da descompensação corneana e tratamento de catarata como complicação tardia do implante de Lente Intra-Ocular Fácica (LIOF), sendo necessária intervenção cirúrgica para manutenção da transparência corneana.

Relato do Caso

Paciente M.A., feminino, 55 anos, com história de tratamento refrativo cirúrgico há 13 anos. Realizado implante de LIOF de fixação iriana (ARTIFLEX) em olho direito (OD) e cirurgia fotorefrativa (Lasik) em olho esquerdo (OE) com uma refração prévia de -14,00DE OD e -6,00DE OE. Refere baixa de acuidade visual desde a infância e presença de cicatriz macular em OD. Ao exame refracional, OD -0,50DE-4,50DC60º com acuidade visual (AV) de Conta Dedos a 10cm e OE -3,50DE-1,50DC75º com AV de 20/50. À biomicroscopia de OD notou-se LIOF com boa pega temporal, porém com frouxidão nasal, edema corneano sobre a pega nasal com microbolhas epiteliais, revelando início de descompensação corneana e catarata nuclear 1+/4+. A fundoscopia revelou cicatriz macular em OD. O caso foi encaminhado ao setor de Catarata para avaliação de explante da LIOF e possível cirurgia de facoemulsificação (FACO) com implante de LIO agendada para abril/2017. Para o planejamento cirúrgico, foi solicitado microscopia especular de córnea, que apontou em OD densidade de 1145 cel/mm2, alto polimegatismo (CV = 74), alto pleomorfismo; paquimetria (OD 527um e OE 484um); cálculo biométrico, que resultou em LIO de -2,00D em OD pela fórmula SRK/T e topografia corneana sem alteração em ambos os olhos.

Conclusão

Dentre as complicações tardias pós implante de LIOF de câmara anterior a descompensação corneana é uma das mais comuns. A abordagem precoce é importante para evitar perda de transparência corneana e evolução para transplante de córnea. Nossa conduta teve como prioridade a retirada da LIOF. Por apresentar um prognóstico visual desfavorável em OD devido à cicatriz macular extensa, a FACO será indicada, oportunamente, em um segundo tempo cirúrgico. Como citado, a abordagem precoce através da retirada da LIOF é prioritária para preservação da transparência corneana.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil