Sessão de Relato de Caso


Código

RC001

Área Técnica

Banco de Olhos

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Sistema Nacional de Transplantes

Autores

  • MARCIA REGINA ISSA SALOMAO LIBANIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Josélio Emar de Araújo Queiroz (Interesse Comercial: NÃO)
  • Rosana Reis Nothen (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DAS DOAÇÕES DE TECIDOS OCULARES NO BRASIL POR TIPO DE INSTITUIÇÃO NOTIFICANTE

Objetivo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar comparativamente o índice de aproveitamento das captações efetivadas em diversos tipos de estabelecimentos de saúde no Brasil, com a finalidade de identificar e estabelecer estratégias para a otimização dos esforços relacionados à captação e consequente redução da lista de espera para o transplante de córnea.

Relato do Caso

MÉTODO: Os dados foram obtidos no Sistema Informatizado do Sistema Nacional de Transplantes, considerando-se as doações efetivadas no período de 01/01/2016 a 31/12/2016. As doações foram categorizadas por tipo de instituição em que foi efetivada, divididas em captação hospitalar, Instituto Médico Legal (IML), Serviços de Verificação de Óbito (SVO) e Funerárias. Foi analisado o total e percentual de doações totais e de córneas consideradas viáveis para o transplante, em cada estado e a nível nacional. RESULTADO: A captação de tecidos oculares para transplantes no país é predominantemente hospitalar, com 71,4% do total de doadores, seguida pela captação em funerárias (13,9%) e IML/SVO (9,23%). O índice de doadores considerados viáveis em relação ao número total de doadores por tipo de instituição foi maior nas captações realizadas em IML/SVO (67,3%), seguida pela captação hospitalar (55,0%) e Funerárias (45,4%). Houve variação significativa da captação realizada em cada estado, por tipo de instituição.

Conclusão

As estratégias de busca de doadores seguem diretrizes e escolhas locais, das Centrais Estaduais de Transplantes, Bancos de Tecidos Oculares e equipes autorizadas de retirada. As possibilidades logísticas e as condições dos estabelecimentos de saúde em cada região ou localidade deverão ser consideradas, podendo auxiliar na identificação da melhor estratégia a ser utilizada para a captação de doadores, considerando as várias fontes disponíveis e o seu potencial índice de aproveitamento.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil