Sessão de Relato de Caso


Código

RC084

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Autores

  • THASSIA FERNANDA TADIOTTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • HELENA CECIN ROHENKOHL (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINA WILTGEN CAMPOS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ANOFTALMIA E MICROFTALMIA ASSOCIADA A COLOBOMA: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de um paciente de 5 meses com microftalmia a direita associada a coloboma e anoftalmia a esquerda. Ressaltar a importância do suporte e orientação a família a fim de iniciar o mais cedo possível a adaptação da criança a sua condição visual.

Relato do Caso

Paciente masculino, 5 meses, vem para avaliação oftalmológica por uma assimetria ocular desde o nascimento. Tomografia Computadorizada de órbitas apresentando globos oculares com redução assimétrica de seus volumes e alterações compatíveis com coloboma com cistos bilaterais. Ao exame oftalmológico: Olho Direito microftalmo, nistagmo horizontal, coloboma de íris e fundoscopia com coloboma de retina e nervo óptico; Olho Esquerdo anoftalmo.

Conclusão

A presença de microftalmia e anoftalmia em um mesmo paciente, com ausência de outros achados sistêmicos, é rara e compromete o desenvolvimento psicossocial do indivíduo afetado. Microftalmia é a diminuição do comprimento axial total do globo ocular e pode ter origem no período embrionário com o desenvolvimento de cisto no fechamento da fissura óptica ou no período pós-natal por alteração vítrea e diminuição da pressão intraocular. Quando ocorre anoftalmia ou microftalmia severa, o olho contralateral pode ser normal ou portador de anormalidades do segmento posterior. O coloboma é uma falha no fechamento da fissura coroidal embrionária durante a 35ª a 41ª semana de gestação e pode afetar íris, o corpo ciliar, a coroide, a esclera ou a retina, como ocorreu no presente caso, podendo fazer parte de diversas síndromes. Este caso reforça o papel do médico oftalmologista no suporte assistencial que engloba o paciente jovem com baixo ou nenhum prognóstico visual, bem como sua família.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil