Sessão de Relato de Caso


Código

RC018

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Autores

  • JULIANA WAGNER DADA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Fábio Dornelles (Interesse Comercial: NÃO)
  • Thássia Fernanda Tadiotto (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CISTINOSE: ESTUDO E FOTODOCUMENTAÇAO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de cistinose, uma rara doença metabólica que afeta a superfície ocular, enriquecido com imagens de grande detalhamento realizadas com o uso do Anterior Segment Optical Coherence Tomography (AS-OCT).

Relato do Caso

Paciente feminina, 20 anos, procurou atendimento oftalmológico por queixa de fotofobia. Ao exame oftalmológico, a acuidade visual era de 20/20 em ambos os olhos e à biomicroscopia foram identificados depósitos de cristais difusos no estroma corneano, sendo confirmado após com o uso do AS-OCT. Foi solicitada avaliação clínica, sendo identificada alteração da função renal e confirmação do diagnóstico de cistinose através da biópsia renal. Familiares foram investigados e uma irmã recebeu o mesmo diagnóstico. Ambas foram submetidas a transplante renal no seguimento.

Conclusão

Cistinose é uma rara desordem metabólica autossômica recessiva (1 a cada 100.000 nascidos vivos). São conhecidas 3 variantes, divididas pela idade de apresentação: infantil, intermediária e adulta, sendo a infantil a mais grave e a intermediária a que apresentou a paciente do caso em questão. É causada por uma mutação no gene que codifica o transportador de cistina, levando ao acúmulo desta substância na forma de cristais nos olhos, medula óssea, linfonodos, leucócitos e órgãos internos, especialmente os rins. A doença corneana consiste de depósitos estromais de cristais policromáticos, poupando o endotélio e eventualmente acometendo o endotélio. O estroma anterior é mais acometido do que o posterior e há diferenças na forma e tamanho dos depósitos, como foi possível observar com o auxílio do AS-OCT. O presente relato reforça a importância da correlação do exame oftalmológico com doenças sistêmicas, além de exemplificar a do Anterior Segment Optical Coherence Tomography (AS-OCT) para investigar alterações estruturais na córnea.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil