Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P061

Área Técnica

Epidemiologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Pará (UFPA)

Autores

  • LUIZ RICARDO CRUZ NEVES (Interesse Comercial: NÃO)
  • PEDRO ANTONIO BONFIM DE SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAPHAEL ALVES ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)
  • PAULO MANDELSTAM FERNADEZ (Interesse Comercial: NÃO)
  • PAULA CAROLINE COELHO FONSECA (Interesse Comercial: NÃO)
  • GRAZIELLA DE ASSIS MALERBA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RENATA FREIRE DE SOUZA GABY (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANA LUIZA GOMES HASS GONÇALVES (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAISSA TEREZA CASSEB OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES COM RETINOPATIA DIABETICA ATENDIDOS PELO HOSPITAL UNIVERSITARIO BETTINA FERRO DE SOUZA NO PERIODO DE 2013 A 2014

Objetivo

Estudar o perfil epidemiológico dos pacientes com retinopatia diabética atendidos no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS)

Método

Foi realizado um estudo clínico transversal, observacional do tipo retrospectivo. A pesquisa foi realizada no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), Belém-PA. Foram incluídos na pesquisa os pacientes atendidos no HUBFS portadores de retinopatia diabética, que acompanhavam no hospital no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A coleta de dados se deu através da análise dos prontuários dos mesmos, por meio de um protocolo de pesquisa pré-estabelecido.

Resultado

Foram analisados aleatoriamente 541 prontuários, dentre os quais 89 eram de pacientes com diagnóstico de Retinopatia Diabética (RD), demonstrando uma prevalência de 16,45% do total. Destes, 42 eram do sexo feminino (47,2%) e 47 do sexo masculino (52,8%).Quanto à faixa etária dos pacientes no momento do diagnóstico, foi observado que quase metade dos pacientes (49,4%) foram diagnosticados na faixa etária de 51 a 60 anos, sendo que a idade média no momento do diagnóstico foi de 57,5 anos, com um desvio padrão de 9,4 e coeficiente de variação 16,3%, mostrando que a amostra é de média dispersão. Foi constatado que 57,3% dos pacientes do grupo de estudo tinham o diagnóstico de RDNP e 42,7% RDP sendo, em ambos os graus, a maior prevalência na faixa etária de 51 a 60 anos. Dentre as diversas comorbidades, mostrou-se forte correlação da RD com a Hipertensão Arterial, com 53,9% do total. Foi constatado que 69,6% (n=62) eram diabéticos do tipo II, sendo que destes 40 pacientes apresentavam mais de 5 anos de doença.

Conclusão

Este trabalho permitiu identificar e confirmar a importância do profissional oftalmologista para o seguimento do paciente portador de Diabetes Melitus, permitindo portanto um diagnóstico mais precoce da retinopatia, com o intuito de estabelecer o tratamento imediato e garantir um melhor prognóstico visual ao mesmo.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil