Sessão de Relato de Caso


Código

RC060

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HCOE - HOSPITAL DE OLHOS

Autores

  • LUIZ ROMARIO DOS SANTOS SANTANA JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
  • CLARA LIMA AFONSO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANDRESSA PRADO GUIMARÃES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

IMPORTANCIA DA SEGMENTAÇAO MACULAR DAS CAMADAS INTERNAS DE RETINA NA DETECÇAO DE NEUROPATIA OPTICA TABACO-ALCOOL

Objetivo

Relatar um caso de neuropatia óptica tabaco-álcool, com diminuição de espessura de camadas internas de retina, encaminhado como simulação

Relato do Caso

Masculino, 34 anos, queixa de baixa de acuidade visual bilateral, progressiva e simultânea há 8 meses, sem outros antecendentes. Exame oftalmológico: acuidade visual com correção 20/200 em ambos os olhos (AO). A fundoscopia revelou nervo corado, com leve palidez temporal, bordas nítidas (levemente pálido em região temporal), com bom brilho macular. Realizou angiofluoresceinografia, tomografia de coerência óptica (OCT) de mácula, em outro serviço, sem alterações e foi encaminhado para investigação de simulação. O campo visual (CV) manual apresentou escotoma central em AO. O OCT macular mostrou diminuição da camada de fibras nervosas (CFNR) e camada de células ganglionares, quando segmentadas, e diminuição de CFNR, na análise peripapilar, em quadrante temporal. O acompanhante do paciente, referiu esse ser tabagista (10 cigarros/dia há 17 anos) e etilista (1 litro de destilado/dia); informação negada pelo paciente. Sem alterações em exames laboratoriais, inclusive vitamina B. Orientado exaustivamente interrupção de álcool e tabaco e, após 3 meses, foram realizados CV e OCT para comparação, mostrando perda neural mantida, sem progressão.

Conclusão

A neuropatia óptica tabaco-álcool ocorre, em geral, em homens, maior de 40 anos, alcoólatras e fumantes, com deficiência em proteína e vitamina B. Com a suspensão do tabaco e álcool e reposição vitamínica, há uma melhora lenta, com bom prognóstico. Porém, casos mais avançados e não responsivos haverá perda visual permanente, resultando em atrofia óptica. A detecção de perda neural inicial ao OCT é de grande importância pois permite o diagnóstico precoce e prevenção de perda visual irreversível. Nesse relato conseguimos evidenciar a perda neural não só peripapilar, como em camadas internas de retina, demonstrando a importância e utilidade da análise segmentada das camadas internas de retina, principalmente na presença de variações anatômicas do nervo óptico.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil