Sessão de Relato de Caso


Código

RC064

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro Especializado Oftalmológico Queiroz- CEOQ

Autores

  • BARBARA RIBEIRO CORREA (Interesse Comercial: NÃO)
  • JIVAGO QUEIROZ NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOÃO GUILHERME VIEIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NEURITE OPTICA ASSOCIADA A OFTALMOPLEGIA BILATERAL POS-INFECÇAO VIRAL POR DENGUE: RELATO DE CASO.

Objetivo

Relatar um caso atípico de neurite óptica pós-viral secundário à dengue associado à oftalmoplegia com evoluções favoráveis. Caracteriza-se por hiperemia e edema do disco óptico que se manifesta uma a três semanas após infecção, com perda aguda e grave da acuidade visual (AV), poder ser uni ou bilateral, porém com bom prognóstico visual. A recuperação espontânea da visão pode ocorrer e em casos refratários o corticoide torna-se uma opção de tratamento.

Relato do Caso

AENA, 18 anos, feminino, estudante, solteira, parda, natural e residente de Itapetinga com história de síndrome febril aguda característica de dengue há 10 dias, com turvação visual em ambos os olhos (AO). Exame oftalmológico: (07/04/16) Hirschiberg simétrico, pupilas negras, centradas, reagentes, isocóricas, simétricas, reflexo fotomotor direto e consensual preservados. MOE: -3,00 -3,00...........-1,00 -3,00 -3,00 OD -3,00...-1,00 OE -3,00 -3,00 -3,00..........-1,00 -3,00 AV(s/c): AO: 20/20. BIO: Sem alterações. PIO: 14mmHg AO às 09:00h. FO: meios transparentes, disco óptico com edema e exsudação, vasos tortuosos e dilatados, retina aplicada à 360º, mácula com reflexo normal AO. Nos exames laboratoriais, positivou somente Dengue IgG. Na RNM das órbitas observou-se alargamento da bainha que recobre o nervo óptico, associado ao achatamento da porção posterior da esclera. Após tratamento com metilprednisolona intravenosa e prednisona oral em desmame, apresentou melhora bilateral da oftalmoplegia e turvação visual. O edema de disco óptico melhorou gradativamente, voltando ao normal após 3 meses do início do quadro clínico.

Conclusão

Devido o aumento da epidemia de dengue em nosso país, esse caso nos mostra a importância da realização do exame oftalmológico em todos os pacientes acometidos e/ou com suspeita desta enfermidade. Visto que se for incluído no protocolo de investigação, podemos detectar alterações oftalmológicas e do SNC, que se tratado em tempo pode-se ter sucesso no prognóstico.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil