Sessão de Relato de Caso


Código

RC003

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • JOYCE GODOY FARAT (Interesse Comercial: NÃO)
  • Antônio Carlos Lottelli Rodrigues (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EXTRAÇAO DE CRISTALINO TRANSPARENTE EM CRIANÇA COM MICROESFEROFACIA ASSOCIADA A SINDROME DE MARFAN

Objetivo

Relatar um caso de facectomia bilateral e implante de LIO no saco capsular em criança com microesferofacia associada a Síndrome de Marfan.

Relato do Caso

EJBS, 4 anos, procedente de Pederneiras-SP, acompanhado pelos pais que referem que a criança apresenta baixa acuidade visual desde o nascimento. Como antecedente pessoal tem síndrome de Marfan e cardiopatia, em uso de prapanolol. Negavam antecedentes oculares. Ao exame não informava a acuidade visual, na biomicroscopia anterior observada microesferofacia associada a discreta subluxação inferior do cristalino e iridodonese AO, a refração estática -23,75 DE ˆ-2,75 DC x 70o em OD e -25,50 DE ˆ -3,50 DC x 90o em OE. Realizado cálculo biométrico: ceratometria média 37,12 OD/ 37,44 OE; comprimento axial de 26,77mm OD / 27,54mm OE; câmara anterior com profundidade de 3,03mm OD / 2,96mm OE; cristalino com espessura de 4,98mm OD / 4,96mm OE. LIO para emetropia (SRK-T constante 118,4): +18,50 D OD / +16,00 D OE. Calculada LIO + 14,00 em OD para refração de +3,00 DE. Como a microesferofacia e a alta miopia traziam sérios prejuízos à qualidade de vida do paciente, foi submetido a facoaspiração de cristalino transparente com implante LIO, vitrectomia anterior e capsulotomia posterior. Implantada LIO acrílico hidrofóbica 3 peças + 14,00 AO no saco capsular. Atualmente em seguimento ambulatorial, apresenta AV corrigida de 20/30 AO e J1 (RSE: +3,00 DE ˆ-0,75 DC x 95o OD / +1,75 DE ˆ -0,75 DC x 130o ADP: +2,25), LIO centrada com eixo visual livre e satisfeito com a visão podendo estudar e exercer todas atividades do dia a dia sem limitações visuais.

Conclusão

A extração de cristalino transparente com finalidade refrativa é algo controverso, no entanto em situações como microesferofacia e risco de bloqueio pupilar, essa forma de tratamento é eficaz e definitiva, trazendo benefícios importante na qualidade de vida do paciente. Vale lembrar que apesar da fragilidade zonular inerente a condição apresentada o paciente apresenta a LIO estável até o momento e futuramente, se necessário, a mesma pode ser fixada.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil