Sessão de Relato de Caso


Código

RC025

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: IBAP- Institudo Brasileiro de Assistência e Pesquisa

Autores

  • JULIANA LOBO FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)
  • ILUSKA ANTONIA ROCHA LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIANA CRUZ LIMA REIS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

LÍQUEN PLANO OCULAR: RELATO DE CASO

Objetivo

O Líquen Plano (LP) é uma doença muco cutânea auto-imune que afeta a mucosa, pele, couro cabeludo e unhas. A etiologia exata do LP permanece desconhecida (fatores genéticos e imunológicos). O processo imunológico resulta da imunorreatividade dos linfócitos T provocada pela modificação dos antígenos de superfície dos queratinócitos. O LP ocular é raro e envolve mais as pálpebras, a conjuntiva e a córnea. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de líquen plano palpebral (LPP) presumível e a resposta ao tratamento proposto.

Relato do Caso

D.S.M., feminina, 46 anos, do lar, natural de Araruama-RJ HDA: prurido intenso em ambos os olhos (AO) há 1 ano. Em tratamento para blefarite com corticóide tópico pomada, shampoo neutro, lubrificante ocular, óleo de linhaça há 8 meses sem melhora clínica HPP: LP em tratamento com dermatologista em uso de ciclosporina e corticóide via oral (prednisona) Acuidade Visual (AV) com correção OD: 20/60 OE: 20/70 Biomicroscopia: madarose, lesões palpebrais friáveis em forma de crostas (eczema palpebral) "foto1", intensa hiperemia e secreção mucóide conjuntival, BUT< 3segundos, ceratite inferior, catarata em AO Fundoscopia: sem alterações Iniciou-se o tratamento com doxaciclina 100mg via oral (VO) de 12/12horas, compressa de água morna, pomada oftálmica de retinol, metionina e cloranfenicol nas pálpebras de 4/4h e ciprofloxaxino+dexametasona colírio de 4/4h Paciente retornou após 2 meses com melhora da afecção palpebral e conjuntival "foto2"com AV com correção OD: 20/40 e OE: 20/30

Conclusão

Há relatos na literatura de LPP com pápulas eritematosas, conjuntiva bulbar com inflamação e cicatrização e, mais raramente, córnea, com defeito epitelial, neovascularização e afinamento. Nosso paciente não respondeu ao tratamento com ciclosporina e corticóide oral e apresentou uma boa resposta clínica com tetraciclina oral. Portanto, o manejo do LP permanece ainda um desafio, sem tratamento definitivo que resulte remissão por longo prazo.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil